quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Carta ao Sr Presidente da CM Albufeira 2

Albufeira, 07 de Outubro de 2002


Exmº. Senhor,
Presidente da Câmara Municipal de Albufeira
8200 Albufeira

    O Senhor Presidente estará de acordo se lhe disser que a actividade turística é o motor económico desta terra à qual, de uma maneira ou de outra, todos estamos mais ou menos ligados. Isto demonstra bem o interesse que ela deve merecer de todos os albufeirenses.
    Seria com grande agrado que acolhia a ideia do Senhor Presidente promover a realização de colóquio anual, em período de estação baixa, alargado à participação de todos os agentes económicos do concelho, interessados a debater a questão turística e áreas envolventes, com vista a serem detectados os pontos fracos e projectar o futuro, com mais eficácia, e, ainda, ser transmitido aos órgãos tutelares as preocupações e necessidades, porventura, legítimas.
    O colóquio anual, para além dos seus objectivos específicos, teria o mérito de fazer reunir pessoas com negócios e ideias diferentes, em que o seu cruzamento seria interessante e benéfico para todos. Acabava com alguns preconceitos e resultava num diálogo mais aberto entre agentes económicos, o que é sempre enriquecedor.
    Albufeira é constituída no essencial por pequenos negócios, com maior ou menor sucesso, mas podemos concluir que no seu tecido empresarial existe um potencial financeiro importante. Porque não, pensarmos num grupo económico de dimensão, formado a partir de empresários locais, capaz de contrastar com a realidade actual? Seria uma maneira de evoluir para a qualidade que se deseja.
    No colóquio anual deveria surgir listas de 5 ou 7 candidatos cada, que, depois de votadas, a lista vencedora constituía comissão representativa dos agentes económicos, para servir de interlocutor com o Senhor Presidente e com alguns serviços camarários, sem o desejo de ultrapassar as suas competências, mas apresentando sugestões e conselhos que conduzissem a um melhor aproveitamento das sinergias, de modo a ajudar a tornar Albufeira cada vez melhor.
    A comissão extinguir-se-ia com o próximo colóquio anual, dando lugar a outra, saída de eleição, ou poderia ela própria ser reeleita. Não teria orçamento próprio nem os seus membros seriam remunerados.
    Reunia uma vez por mês, ou de dois em dois meses, conforme ficasse estabelecido, produzindo acta de cujo conteúdo seria dado conhecimento ao Senhor Presidente, e colaborava na realização do próximo colóquio anual.
    Para melhor eficácia, o Senhor Presidente apresentava esta intenção em conferência de imprensa, aos órgãos de comunicação social, locais, ficando estes com a obrigação de noticiar a realização do colóquio.
    Isto seria importante para serem encontradas as listas dos candidatos, atempadamente, e para o colóquio anual ter participação significativa.

    Na reunião anterior, com os representantes da restauração, o Senhor Presidente falou na possível criação de uma sociedade de desenvolvimento para a promoção de Albufeira e em apoio financeiro do sector hoteleiro. No convite também é manifestada a intenção de realizar filme promocional.
    Penso que não está correcto que a Câmara pretenda o apoio financeiro de alguns sectores de actividade, para a promoção de Albufeira, deixando de fora outros que também são beneficiados com uma maior procura deste destino.
    No que respeita à criação da referida sociedade já tivemos a experiência da APTA, que não foi muito longe
    Cumprindo a tradição portuguesa criam-se estruturas pesadas que absorvem os orçamentos, sobrando muito pouco para os objectivos a que se destinam.
    Em relação ao filme, provavelmente haveria algum alarido, aquando da sua realização, para justificar o custo, depois seriam uns quantos minutos para o mesmo passar e ser visto, não sei por quantas pessoas, e de seguida arrumado numa gaveta até ao esquecimento.
    Poderão chamar-me pessimista mas devo dizer que procuro analisar as situações de forma realística, com clareza e objectividade, pensando sempre no grande respeito que todos devemos ter pelos recursos.
    Nesta conformidade, a minha proposta vai no sentido da Câmara criar um fundo para a promoção de Albufeira, aprovisionado com as receitas provenientes de aumento de dois pontos percentuais, sobre as tarifas da água e alugueres de contadores, igual percentagem para as licenças de obras, ocupações de via pública e taxas de publicidade (esta última depois de actualizados os valores a cobrar de forma sensata). O restante seria suportado pelo orçamento da edilidade e por patrocinadores.
    Os sectores da Animação e da Promoção de Albufeira deveriam ser incorporados, na Secção da Cultura da CMA, sendo esta dotada de meios humanos capazes para desempenharem a tarefa, na dependência directa do Senhor Presidente.
    Assim, sugiro os seguintes planos para a promoção de Albufeira, actividades desportivas e animação, a serem levados a cabo pela CMA:

 

 

PLANO DE PROMOÇÃO TURÍSTICA E DIVULGAÇÃO DE ALBUFEIRA


    1-Fazer chegar à Região de Turismo do Algarve a exigência dos agentes económicos de Albufeira no sentido deste organismo publicitar o Algarve de maneira visível e objectiva nas cidades europeias, nomeadamente nos aeroportos, estações de metropolitano e noutros locais de grande circulação de pessoas.
    2-Contratar com empresa espanhola de publicidade para a colocação, na Andaluzia, de placards publicitários de Albufeira, não nas fronteiras com Portugal, mas, pelo contrário, bem no interior da província espanhola, nomeadamente nas cidades, aeroportos, etc.
    3-Contratar com empresa de transportes nacionais e internacionais de mercadorias, para a colocação de autocolante com publicidade de Albufeira, nos contentores dos seus camiões.
    4-Ter a CMA o seu próprio camião com dois placards laterais de imagens móveis, com música, habitat da sua carroçaria equipado com quarto e casa de banho, para o promotor/condutor pernoitar, e compartimento para recepcionar público. Este equipamento circulava pelo país, nas grandes cidades como Lisboa, Porto e Coimbra e junto dos grandes espaços comerciais, estacionando nalguns locais, para informações directas, sobre Albufeira, entrega de desdobráveis bem concebidos e de material publicitário fornecido pelos estabelecimentos de hotelaria e similares do concelho (t-shirts e bonés).

 

 

PLANO DE ACTIVIDADES DESPORTIVAS E ANIMAÇÃO PARA ALBUFEIRA


    1-Apoiar e incentivar o Clube Naval de Albufeira a iniciar a sua actividade aproveitando a infra-estrutura do porto de abrigo e trazer para Albufeira algumas regatas de vela.
    2-Criar um circuito de motonáutica em Albufeira, que entrasse no campeonato nacional da modalidade.
    3-Lançar uma regata com veleiros de média dimensão, a nível de Algarve, com largada e linha de meta em Albufeira.
    4-Criar infra-estrutura que consista num palco e cabina de som, na praia, para exibições de grupos folclóricos, matinés de dança, concursos tipo brincadeiras de praia, operados por locutores amadores portugueses e de outras nacionalidades, que seriam convidados através das universidades, para os meses de Julho e Agosto.
    5-Lançamento dos concursos de Miss Albufeira e Miss Praia Internacional de Albufeira.
    Privilegiar o mar, neste caso, significava tirar dele o aproveitamento necessário à concretização de acontecimentos, que constituíam valorização do produto que Albufeira pode oferecer ao visitante.
    Muitas mais iniciativas, nesta área, serão possíveis e essas ficam para a imaginação dos técnicos de animação da câmara, porventura alertados pela comissão eleita no referido colóquio anual.
    Em todas as circunstâncias, é necessário que haja a preocupação de fazer com que as iniciativas de animação não choquem com o regular funcionamento das actividades comerciais ou industriais, sob pena de se estar a prejudicar a economia local.
    No plano da cultura, manter o que se vai fazendo e penso que devia ser criado um espaço que podia chamar-se “Casa da Arte”, onde, para além de outras actividades, fossem dadas aulas de pintura artística, em todas as modalidades e para todas as faixas etárias, como forma de ocupar tempos livres e de enriquecer a capacidade criativa dos jovens e dos mais idosos.
    Tanto para o plano de promoção turística como para o plano de actividades desportivas e animação poderiam ser angariados patrocinadores, em troca de publicidade, como forma de ajudar a suportar os custos das iniciativas.
    Pondo-me desde já à V/inteira disposição para mais esclarecimentos, com a certeza de que em conjunto poderemos ajudar a melhorar Albufeira, subscrevo-me com estima e consideração.


De V.Exª.,
Atenciosamente,

___________

Henrique Coelho

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