Albufeira, 07
de Outubro de 2002
Exmº. Senhor,
Presidente da Câmara Municipal de Albufeira
8200 Albufeira
O Senhor Presidente estará de acordo se lhe
disser que a actividade turística é o motor económico desta terra à qual, de
uma maneira ou de outra, todos estamos mais ou menos ligados. Isto demonstra
bem o interesse que ela deve merecer de todos os albufeirenses.
Seria com grande agrado que acolhia a ideia
do Senhor Presidente promover a realização de colóquio anual, em período de
estação baixa, alargado à participação de todos os agentes económicos do
concelho, interessados a debater a questão turística e áreas envolventes, com
vista a serem detectados os pontos fracos e projectar o futuro, com mais
eficácia, e, ainda, ser transmitido aos órgãos tutelares as preocupações e
necessidades, porventura, legítimas.
O colóquio anual, para além dos seus
objectivos específicos, teria o mérito de fazer reunir pessoas com negócios e ideias
diferentes, em que o seu cruzamento seria interessante e benéfico para todos.
Acabava com alguns preconceitos e resultava num diálogo mais aberto entre
agentes económicos, o que é sempre enriquecedor.
Albufeira é constituída no essencial por
pequenos negócios, com maior ou menor sucesso, mas podemos concluir que no seu
tecido empresarial existe um potencial financeiro importante. Porque não,
pensarmos num grupo económico de dimensão, formado a partir de empresários
locais, capaz de contrastar com a realidade actual? Seria uma maneira de
evoluir para a qualidade que se deseja.
No colóquio anual deveria surgir listas de
5 ou 7 candidatos cada, que, depois de votadas, a lista vencedora constituía
comissão representativa dos agentes económicos, para servir de interlocutor com
o Senhor Presidente e com alguns serviços camarários, sem o desejo de
ultrapassar as suas competências, mas apresentando sugestões e conselhos que
conduzissem a um melhor aproveitamento das sinergias, de modo a ajudar a tornar
Albufeira cada vez melhor.
A comissão extinguir-se-ia com o próximo
colóquio anual, dando lugar a outra, saída de eleição, ou poderia ela própria
ser reeleita. Não teria orçamento próprio nem os seus membros seriam
remunerados.
Reunia uma vez por mês, ou de dois em dois
meses, conforme ficasse estabelecido, produzindo acta de cujo conteúdo seria
dado conhecimento ao Senhor Presidente, e colaborava na realização do próximo
colóquio anual.
Para melhor eficácia, o Senhor Presidente
apresentava esta intenção em conferência de imprensa, aos órgãos de comunicação
social, locais, ficando estes com a obrigação de noticiar a realização do
colóquio.
Isto seria importante para serem
encontradas as listas dos candidatos, atempadamente, e para o colóquio anual ter
participação significativa.
Na reunião anterior, com os representantes
da restauração, o Senhor Presidente falou na possível criação de uma sociedade
de desenvolvimento para a promoção de Albufeira e em apoio financeiro do sector
hoteleiro. No convite também é manifestada a intenção de realizar filme
promocional.
Penso que não está correcto que a Câmara
pretenda o apoio financeiro de alguns sectores de actividade, para a promoção
de Albufeira, deixando de fora outros que também são beneficiados com uma maior
procura deste destino.
No que respeita à criação da referida
sociedade já tivemos a experiência da APTA, que não foi muito longe
Cumprindo a tradição portuguesa criam-se
estruturas pesadas que absorvem os orçamentos, sobrando muito pouco para os
objectivos a que se destinam.
Em relação ao filme, provavelmente haveria
algum alarido, aquando da sua realização, para justificar o custo, depois
seriam uns quantos minutos para o mesmo passar e ser visto, não sei por quantas
pessoas, e de seguida arrumado numa gaveta até ao esquecimento.
Poderão chamar-me pessimista mas devo dizer
que procuro analisar as situações de forma realística, com clareza e
objectividade, pensando sempre no grande respeito que todos devemos ter pelos recursos.
Nesta conformidade, a minha proposta vai no
sentido da Câmara criar um fundo para a promoção de Albufeira, aprovisionado
com as receitas provenientes de aumento de dois pontos percentuais, sobre as
tarifas da água e alugueres de contadores, igual percentagem para as licenças
de obras, ocupações de via pública e taxas de publicidade (esta última depois
de actualizados os valores a cobrar de forma sensata). O restante seria
suportado pelo orçamento da edilidade e por patrocinadores.
Os sectores da Animação e da Promoção de
Albufeira deveriam ser incorporados, na Secção da Cultura da CMA, sendo esta
dotada de meios humanos capazes para desempenharem a tarefa, na dependência
directa do Senhor Presidente.
Assim, sugiro os seguintes planos para a
promoção de Albufeira, actividades desportivas e animação, a serem levados a
cabo pela CMA:
PLANO DE PROMOÇÃO TURÍSTICA E DIVULGAÇÃO DE
ALBUFEIRA
1-Fazer chegar à Região de Turismo do
Algarve a exigência dos agentes económicos de Albufeira no sentido deste
organismo publicitar o Algarve de maneira visível e objectiva nas cidades
europeias, nomeadamente nos aeroportos, estações de metropolitano e noutros
locais de grande circulação de pessoas.
2-Contratar com empresa espanhola de
publicidade para a colocação, na Andaluzia, de placards publicitários de
Albufeira, não nas fronteiras com Portugal, mas, pelo contrário, bem no
interior da província espanhola, nomeadamente nas cidades, aeroportos, etc.
3-Contratar com empresa de transportes
nacionais e internacionais de mercadorias, para a colocação de autocolante com
publicidade de Albufeira, nos contentores dos seus camiões.
4-Ter a CMA o seu próprio camião com dois
placards laterais de imagens móveis, com música, habitat da sua carroçaria equipado
com quarto e casa de banho, para o promotor/condutor pernoitar, e compartimento
para recepcionar público. Este equipamento circulava pelo país, nas grandes
cidades como Lisboa, Porto e Coimbra e junto dos grandes espaços comerciais,
estacionando nalguns locais, para informações directas, sobre Albufeira,
entrega de desdobráveis bem concebidos e de material publicitário fornecido
pelos estabelecimentos de hotelaria e similares do concelho (t-shirts e bonés).
PLANO DE ACTIVIDADES DESPORTIVAS E ANIMAÇÃO
PARA ALBUFEIRA
1-Apoiar
e incentivar o Clube Naval de Albufeira a iniciar a sua actividade aproveitando
a infra-estrutura do porto de abrigo e trazer para Albufeira algumas regatas de
vela.
2-Criar
um circuito de motonáutica em Albufeira, que entrasse no campeonato nacional da
modalidade.
3-Lançar uma regata com veleiros de média
dimensão, a nível de Algarve, com largada e linha de meta em Albufeira.
4-Criar infra-estrutura que consista num
palco e cabina de som, na praia, para exibições de grupos folclóricos, matinés
de dança, concursos tipo brincadeiras de praia, operados por locutores amadores
portugueses e de outras nacionalidades, que seriam convidados através das
universidades, para os meses de Julho e Agosto.
5-Lançamento dos concursos de Miss
Albufeira e Miss Praia Internacional de Albufeira.
Privilegiar o mar, neste caso, significava
tirar dele o aproveitamento necessário à concretização de acontecimentos, que
constituíam valorização do produto que Albufeira pode oferecer ao visitante.
Muitas mais iniciativas, nesta área, serão
possíveis e essas ficam para a imaginação dos técnicos de animação da câmara,
porventura alertados pela comissão eleita no referido colóquio anual.
Em todas as circunstâncias, é necessário que
haja a preocupação de fazer com que as iniciativas de animação não choquem com
o regular funcionamento das actividades comerciais ou industriais, sob pena de
se estar a prejudicar a economia local.
No plano da cultura, manter o que se vai
fazendo e penso que devia ser criado um espaço que podia chamar-se “Casa da
Arte”, onde, para além de outras actividades, fossem dadas aulas de pintura
artística, em todas as modalidades e para todas as faixas etárias, como forma
de ocupar tempos livres e de enriquecer a capacidade criativa dos jovens e dos
mais idosos.
Tanto para o plano de promoção turística
como para o plano de actividades desportivas e animação poderiam ser angariados
patrocinadores, em troca de publicidade, como forma de ajudar a suportar os
custos das iniciativas.
Pondo-me desde já à V/inteira disposição
para mais esclarecimentos, com a certeza de que em conjunto poderemos ajudar a
melhorar Albufeira, subscrevo-me com estima e consideração.
De
V.Exª.,
Atenciosamente,
___________
Henrique Coelho
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