sexta-feira, 20 de novembro de 2015

CHEIA DE ALBUFEIRA 3


Cheia de Albufeira

11/11/2015

Pouco mais de uma semana, depois da cheia, e a cidade já começa a ficar de cara lavada, graças à determinação dos Proprietários, esforço do Pessoal da Autarquia, Corpo de Bombeiros, e à solidariedade de gente anónima que merece ser enaltecida.

O sol está radiante como é apanágio da região. Porém, estamos na época das chuvas e o tempo pode mudar a qualquer momento. A Autarquia e a Protecção Civil não podem facilitar nesta matéria. Há que limpar a ribeira, dar atenção às recomendações da APA, e analisar a drenagem das águas pluviais, na cidade.

Pelo que vi aqui no Facebook, alguns comerciantes da baixa estarão a ponderar a hipótese de interpor processo judicial contra a Autarquia. Mas, também esta foi atingida com a intempérie e a factura que lhe cabe não será pêra doce.

Estou consciente que há culpas e que devem ser extraídos ensinamentos para o futuro. Ainda assim, não me parece razoável uma tomada de posição dos comerciantes, neste sentido, sendo que, alguns terão seguros e os outros podem aceder às ajudas prontamente disponibilizadas pelo governo.

Tem de se aceitar que o factor determinante, para a invulgar tragédia do dia 1 de Novembro, foi a chuva intensa durante várias horas. Não é normal na nossa terra. A comprovar está o bom tempo que se tem feito sentir nos últimos dias, o que também pode explicar algum descuido.

Por outro lado, é preciso que haja a percepção de que a Autarquia, ao longo dos anos, tem colaborado com os empresários da baixa, tornando esta área da cidade hegemónica e atractiva, para turistas e outros frequentarem os seus estabelecimentos.

A haver queixas, devia ser dos donos de estabelecimentos fora do perímetro, agora atingido, que desde há muito vêem quebras nos seus negócios e observam a constante correria para o “palco” de eventos apelativos custeados pelo erário público.


HC/.     







Sem comentários:

Enviar um comentário