quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Portugal Está na Moda

30/11/2016

De acordo com as condições naturais do país, e a avaliar pelos indicadores, o bom desempenho do sector do turismo tem-se vindo a consolidar e esta realidade não pode ser tratada como mera questão conjuntural.

Portugal está definitivamente na moda. Os visitantes mostram-se satisfeitos com a oferta cultural, histórica e gastronómica, para referir apenas algumas valias. E, no aspecto climático, cuja apetência transforma as praias em molduras humanas, bem recheadas, a pujança é mais que evidente.

A acrescentar às condições enunciadas, é preciso considerar a segurança que tem de continuar a ser preservada. Não nos podemos esquecer que este aumento do turismo se deve, também, à insegurança de outros destinos concorrentes.

Apesar da boa performance, há lacunas que mereciam uma atenção especial das autoridades oficiais do sector. Destaco o conceito “all inclusive”, tal como está formatado, que devia ser consignado, apenas, a unidades isoladas ou afastadas dos centros urbanos. 

O Algarve, cuja valência principal é a sua costa virada a sul, com potencialidades magníficas, para o turismo de praia, e condições excepcionais, nomeadamente, para a prática do golfe, afirma-se cada vez mais como destino de referência nacional e internacional, com uma oferta diversificada de serviços de qualidade, inequívoca, que já evidencia algum esbatimento da sazonalidade.

Ainda, em relação ao Algarve, é justo referir que para além da competitividade ser potenciada, também, por voos “LowCost” e pelo esforço dos empresários que ratearam margens para apresentar tarifários promocionais, o incremento dos fluxos, mormente de Espanha, deve-se ao trabalho que foi iniciado, pelo Senhor Presidente do Turismo do Algarve, ainda, quando era Presidente da Câmara Municipal de Albufeira.


De facto, os périplos protagonizados por Desidério Silva, desde sempre dignos do meu apoio explícito e documentado, têm produzido prémios e mais-valias para Albufeira e para a Região.

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