segunda-feira, 21 de novembro de 2016

O Caneiro da Baixa

21/11/2016

Tenho ouvido vários relatos acerca do caneiro que é responsável pelas inundações da Baixa de Albufeira. Uns dizem que foi obstruído, com as obras da Polis, outros criticam o uso de condutas ou manilhas. Arrisco-me a pensar que nem uns nem outros têm razão.

Apesar de achar que o Programa Polis descaracterizou a cidade, nalguns aspectos, não acredito que tenha deixado os canos entupidos. Depois da cheia é que a lama das limpezas, em período de tempo seco, terá se solidificado. Por outro lado, as manilhas redondas concentram o fluxo que arrasta detritos.

Por mais voltas que se dê não se pode ignorar que o problema está na cota, cuja correnteza de escoamento vai ficando cada vez mais limitada, devido à subida do nível do mar. Aliás, o assoreamento inerente já obrigou a retirar toneladas de areia do ramal do Pontão tal como foi dito, há dias, publicamente.

O problema da baixa deve ser encarado, com realismo, tendo em conta a obstinação do mar. As bombas podem aliviar algumas inundações, numa primeira fase, mas duvido que produzam efeito no futuro.


Do meu ponto de vista, o plano de drenagem que inclui um túnel novo, não é sustentável por estar desajustado das causas e dos objectivos. O tempo acabará por deslindar as teimas nesta matéria.  

Sem comentários:

Enviar um comentário