sábado, 9 de janeiro de 2016

NOVO TÚNEL DE DESCARGA DE ÁGUAS PLUVIAIS - II



Novo Túnel de Descarga de Águas Pluviais - II

07/01/2015

Perdoam-me a insistência, por voltar ao assunto, mas os previsíveis custos das medidas que parece já estarem a ser tomadas justificam-na.

Como defensor da transparência, aproveito para deixar os seguintes conselhos à actual gestão camarária:

1)    Colocar à opinião pública, o mais rapidamente possível, as questões relacionadas com a Ribeira e com a subida do nível do Mar, de modo a consolidar uma consciência inequívoca sobre estas matérias.

2)    Promover e estimular o debate indispensável, para se encontrar as melhores formas de atenuar os efeitos de eventuais intempéries.  

3)    É preciso que Albufeira saiba identificar os seus problemas e só depois deve contratar técnicos externos, para a elaboração dos estudos respectivos. Por mais semelhanças que possam haver, com Lisboa e Barcelona, o caso de Albufeira deve merecer tratamento adequado.

Na minha opinião, uma intervenção no leito da Ribeira, com limpeza adequada, desvios colaterais a montante e represas controladas, durante as chuvas intensas, parece-me medidas suficientes, para fazer baixar o fluxo, em situação de intempérie, e minorar os efeitos negativos de uma eventualidade como a que sucedeu no dia 1 de Novembro.

Tal como tenho afirmado, no passado, há necessidade de desviar para o mar a água da pluviosidade tanto da parte leste como do poente da cidade.

O novo túnel, que parece já ter adquirido grande notoriedade, não vem resolver o problema da baixa. As inundações, nesta área da cidade, continuarão a verificar-se, numa primeira fase, em função do grau de precipitação e das marés, e, no futuro, devido à entrada do mar através do emissário do Pontão.


A natureza está em comando. Já se percebeu que no concelho de Albufeira também chove e é normal que se valorize a Ribeira. Ainda assim, não se pode deixar de dar a devida atenção à subida do nível do oceano que vai trazer problemas concretos no futuro.

Sem comentários:

Enviar um comentário