sábado, 9 de janeiro de 2016

NOVO TÚNEL DE DESCARGA DE ÁGUAS PLUVIAIS




Novo Túnel de Descarga de Águas Pluviais

05/01/2015

A baixa de Albufeira está condenada a prazo. Sem considerar as eventuais enxurradas da Ribeira, a pluviosidade no Centro terá cada vez mais dificuldade em escoar, devido à subida progressiva do nível do mar.

Dentro de alguns anos, o Pontão da Praia dos Pescadores servirá de retorno à água do mar e as inundações acabarão por ser uma constante.

Quanto à Ribeira deve ser considerada a possibilidade de haver desvios colaterais a montante.

A verificar-se a construção do mega túnel anunciado, na minha opinião, devia seguir o trajecto: Cerro do Malpique, Cerro da Alagoa, com boca de descarga a nascente do Pontão atrás referido.

A descarga no Rossio vai devassar e criar complicação ao troço estruturante de ligação do Peneco à Marina por frente de mar que urge ser empreendido. A hipótese que privilegio teria, ainda, condições de receber águas de superfície, através de poços de imersão entubados, nas cotas adequadas.

A parte ocidental da cidade tem mais facilidade de desviar directamente para o mar, deixando um volume menos significativo para ser absorvido pelo túnel já existente.


Trata-se de uma obra de engenharia, com custos avultados, que deve ser largamente discutida e capazmente analisada de modo a não provocar constrangimentos no futuro.

Sem comentários:

Enviar um comentário