quinta-feira, 28 de maio de 2015

O CORPORATIVISMO INSTALA-SE


O Corporativismo Instala-se.

A Autarquia celebrou um protocolo de cooperação com a AHRESP, para esta operar o “BUE - Balcão Único Empresarial” nas suas instalações.

Havendo outras associações de âmbito regional … porquê a AHRESP a ser contemplada? E se as outras, também, pretenderem instalar-se?

Se o objectivo é ultrapassar questões burocráticas e ajudar o desenvolvimento económico do concelho, onde fica o papel do Gabinete de Empreendedorísmo da Autarquia?

A Autarquia não tinha de subordinar-se a uma organização externa, sob pena de condicionar a própria autonomia e pôr em causa a imparcialidade.



Fica patente o interesse da AHRESP, em munir-se de credenciais públicas, para crescer e aumentar a receita de quotização. Aliás, o seu piscar de olhos, à fileira do Alojamento Local, é elucidativo.  

As especificidades das actividades turísticas não podem ser metidas no mesmo saco. Há incompatibilidades e a subida do IVA veio acentuar ainda mais as diferenças, nomeadamente, entre hotelaria e restauração.

Quando a mesma associação tem na sua génese valores antagónicos e representa interesses divergentes o seu desempenho não pode ser eficaz.


A AHRESP não conseguiu cativar a atenção, quer do Governo quer do Parlamento, para a dificuldade dos restaurantes tradicionais. Foi incapaz de demonstrar que a actual taxa de IVA inviabiliza o sucesso do sector e não convenceu acerca dos danos económicos e sociais daí resultantes.

  Maio2015 - Henrique Coelho

Sem comentários:

Enviar um comentário